Antecedentes / Desafios abordados:
Beneficiará do investimento e experiência anteriormente adquirida por todos os Parceiros, em diversos projetos de cooperação em Programas Comunitários, Nacionais e Regionais.
A experiência e as bases científico-tecnológicas, adquiridas acerca dos recursos marinhos da Macaronésia, criaram oportunidades que permitirão abraçar novos desafios para responder aos problemas do tecido produtivo, caraterizados pela sua diminuta dimensão, ausência de diversidade nas matérias-primas disponíveis para exploração e transformação e elevados custos de produção.
No domínio do desenvolvimento sustentável, aborda a problemática de diversificar, gerir racionalmente, acrescentar valor aos produtos de pesca artesanal e reforçar a capacidade e competitividade das PME’s da pesca e dos demais níveis da fileira das pescas, bem como beneficiar sectores económicos da restauração e o turismo.
As intervenções preconizadas deverão resultar em benefícios ambientais, sociais e económicos nos arquipélagos envolvidos.
Descrição técnica do conteúdo do projeto:
Visa o desenvolvimento de condições técnicas e bases científicas para a exploração sustentável de mariscos e peixes nas águas da Madeira, Canárias e Cabo Verde e sua comercialização.
A transferência de conhecimento e tecnologia para as PME da fileira das pescas, a formação profissional na exploração destes produtos marinhos valorizados/inovadores e seu uso responsável na atividade extrativa, restauração e turismo serão seus pilares.
Serão utilizadas TIC’s para a disseminação de conhecimento/tecnologia, visando à capacitação e fomento das PME e à criação de emprego, contribuindo para a economia azul. Esta estratégia melhorará a competitividade das PME e criará condições para sua internacionalização.
Será promovido o empreendedorismo no setor envolvido. Visa um alinhamento com a PCP: exploração sustentável dos recursos e monitorização/obtenção do bom estado ambiental, conforme a D.Q. da Estratégia Marinha.
É coerente com as estratégias Europeia, Nacionais e Regionais no domínio do Mar.
Valor acrescentado da cooperação:
O Projeto, no âmbito da Cooperação no espaço MAC, apresenta o valor acrescentado que resulta diretamente da participação conjunta de três Países (Portugal, Espanha e Cabo Verde), potenciando a cooperação entre a UE e os Países Terceiros, e do envolvimento e cooperação com um número muito significativo de PME’s dos três arquipélagos.
No âmbito do eixo em que se insere, o Projeto aposta decisivamente na capitalização do conhecimento científico e tecnológico existente, ou a adquirir no âmbito do próprio projeto, e na diversificação, valorização e inovação das matérias-primas e produtos transformados, colocando-os ao serviço da valorização e incremento da capacidade e competitividade das PME’s.
O MARISCOMAC deverá contribuir de forma efetiva para a alavancagem do crescimento das PME’s nos mercados, criação de novas oportunidades de negócio e de mais-valia para a bio economia do mar das regiões envolvidas.
Utilidade do projeto:
Os principais beneficiários incluem as PME’s do sector das pescas e respetiva fileira (armação e organizações representativas, transformação e comercialização) bem como a restauração e o turismo. Capacitará de forma efetiva à pesca artesanal de marisco, resultando na introdução e perpetuação de novos produtos pesqueiros e no aumento do valor de pescas já estabelecidas (lapas), através da certificação e da atribuição de Identificação de Origem Protegida.
Potenciará sinergias que resultem em novas oportunidades de negócio, através da colocação de novas matérias-primas no domínio da transformação de mariscos, estimulando a competitividade e experimentando a comercialização e a integração de produtos nos canais de comercialização, consumo direto, restauração e hotelaria.
Gerará conhecimento em biotecnologia, qualidade e gestão de recursos pesqueiros que será disseminado aos atores e fornecerá as bases para revisão, adaptação e criação de normativa e para o incremento na segurança alimentar.
Início: 2017
Fim: 2019
Atividade 1
/publicado em Atividades /por gmadminDeterminação de parâmetros oceanográficos e biológicos dos mariscos com interesse comercial, designadamente moluscos (entre outros lapas e caramujos), crustáceos (entre outros camarões e sapateira) e peixe carneiro, utilizando tecnologias responsáveis e respeitadoras do meio ambiente.
Atividade 2
/publicado em Atividades /por gmadminControlo de qualidade e segurança alimentar dos produtos marisqueiros. Criar valor acrescentado nas atividades produtivas através da capacitação, ciência, biotecnologia, certificação e eco-rotulagem.
Atividade 3
/publicado em Atividades /por gmadminReforço da competitividade das PME e organizações representativas. Apoio à valorização e comercialização das matérias-primas e experiências de integração dos produtos na restauração e turismo.
Atividade 4
/publicado em Atividades /por gmadminFomento de novos modelos de negócio associados à pesca e ao turismo através da transferência de conhecimento, incluindo propostas de normativa adequada e potenciadora do seu desenvolvimento sustentável.